A Promotoria de Justiça de Jauru encontrou um novo meio para comunicar suas ações e dialogar com a sociedade neste período de pandemia. Nesta quarta-feira (12), transmitiu, pelo Instagram, uma reunião virtual com diretores da empresa Águas de Jauru para tratar do abastecimento de água no município. As discussões puderam ser acompanhadas em tempo real pela população.
O promotor Daniel Luiz dos Santos ressaltou que há um anseio dos moradores por soluções imediatas, tendo em vista que a falta de água se agravou desde o início das medidas de isolamento social. “Desde maio estamos recebendo denúncias e cobrando medidas da empresa. No dia 06 de agosto foram juntadas sete denúncias de falta de água sem notificação prévia, além de informações de água suja e barrenta nas residências”.
A empresa Águas de Jauru justificou que o consumo aumentou e, devido ao período de estiagem, houve redução nos mananciais que abastecem o município. Uma das medidas apresentadas é a perfuração de um novo poço profundo, próximo da barragem de captação, que deve estar pronto para operação em sete dias. Caso o poço não tenha vazão de água suficiente para abastecer a cidade, será feita uma segunda perfuração.
Um segundo poço já existente foi interligado à rede e, neste período, um caminhão pipa deve ser disponibilizado para atender às demandas dos moradores. Durante a transmissão, algumas perguntas encaminhadas pelos moradores foram repassadas aos representantes da empresa. Dentre elas a dificuldade em conseguir acionar os serviços de emergência pelo “0800” e número de whatsapp. Foi disponibilizado o telefone da Ouvidoria da Águas de Jauru – 0800-647-6060 – para atender às demandas.
A empresa também deve apresentar num prazo de cinco dias uma proposta para pactuação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), incluindo a possível reparação aos usuários devido aos danos sofridos pela falta do produto. A gravação da reunião está disponível no Instagram da Promotoria de Justiça de Jauru (@projus.jauru).